De Anónimo a 7 de Maio de 2008 às 22:01
É impressão sua e só sua como terá ocasião de ver. Sabe a convicção e o saber não são de plástico e não se inventam.
Anónimo, agradeço a sua informação. Por momentos tive receio que fosse mesmo o Titanic.
De Anónimo a 7 de Maio de 2008 às 23:23
Parece-me que o Filipe Nunes Vicente lhe deu a resposta:
"Baránov distinguia entre naúfragos verdadeiros e naúfragos falsos: os primeiros procuram o Deus vivo, os segundos inclinam-se para os partidos políticos. O problema é a atracção dos intelectuais pela demofilia ( o demoteísmo) ou, como Block o coloca, o da relação entre o povo e a inteligência.
Manuela Ferreira Leite não pertence á família de políticos que pretende interpretar o povo e que o bajula para melhor o aldrabar. Assume uma distância que respeita as partes e define uma crueza terapêutica: não propõe um português novo, não promete um Portugal diferente. Provavelmente não derrotará Sócrates, mas pode conseguir fazer uma campanha que recentre o papel do governo: o menor possível, o melhor possível."
Rafael Marques
Caro Rafael Marques, a resposta pode ter sido para si. Para mim não é, de certeza absoluta.
De Anónimo a 8 de Maio de 2008 às 00:05
A entrevista de Manuel Ferreira Leite vai incomodar muita gente no PS e no PSD. Não vai ser possível continuar a dizer que ela não diz nada. Não só diz como o que diz é credível. Credível a palavra maldita para os que não o são.
Caro Anónimo, tem toda a razão. Também acho MFL muito credível. Vou mais longe. Espero que todas as entrevistas sejam tão credíveis como esta.
De
tric a 8 de Maio de 2008 às 00:09
não era esta candidatura que dizia que vinha trazer uma nova forma de fazer politica e de tratar os seus adversários ??? onde é que está a modernidade...
Tric, desta vez esqueceu-se de falar no aborto. Uma omissão lamentável.
De
Dinis a 8 de Maio de 2008 às 00:25
Não é nada impressão sua. Pelo menos exclusiva. Eu também acho que MFL se afundou. Mas já vinha a "tombar para estibordo" há uns dias. parece-me que PPC vai ganhar. Espero que esteja(m) à altura das responsabilidades. E não esmoreçam.
Caro Dinis, não faço parte da 'equipa' de PPC, motivo pelo qual não tenho de estar à altura das responsabilidades. Mas fazem outros e, tal como o Dinis, espero que estejam à altura das responsabilidades. By the way, por momentos já começava a pensar que o problema era meu, i.e. que só eu é que tinha achado a entrevista um flop total.
De
Dinis a 8 de Maio de 2008 às 00:42
Tá ver...é sempre bom saber que não estamos sozinhos. Olhe que vi a entrevista com 4 pessoas e a opinião é unânime. "Flop total", como diz. Só não vê isso quem não quer, ou, talvez quem sofra de qualquer coisa aguda, pela qual não têm responsabilidade. E nada me move contra a senhora, quer dizer, nada em particular, digamos assim. Bom, devolvo a exortação (que agradeço) mas se o PG não faz parte da equipa, eu...nem sabia que havia jogo, pelo que as minhas responsabilidades são nulas. Aliás, há medida que vou conhecendo os "diversos responsáveis" só me aptece abraçar a mais pura das irresponsabilidades...;)
Cumprimentos
Também acho que só não vê quem não quer. Mas, enfim, nada está decidido. A procissão ainda vai no adro. Esperemos que o debate seja esclarecedor.
De
Dinis a 8 de Maio de 2008 às 00:52
Errata: onde lê: "têm responsabilidade", deve ler-se: "têm qualquer responsabilidade"; onde se lê:"há medida", deve ler-se: "à medida"; onde se lê: "aptece", deve ler-se: apetece.
;)
De Anónimo a 8 de Maio de 2008 às 00:41
Estou certo de que todas as entevistas vão ser como esta e de que é por isso que Ferreira Leite vai ganhar as eleições.
O discurso não é plástico nem ensaiado. Os assuntos são-lhe familiares porque pensa neles e tenta genuinamente dar-hes resposta, a resposta verdadeira e séria.
Não há chavões e os adjectivos são escassos. A preocupação de não prometer para não incumprir é evidente.
Não estamos muito habituados a isso e não está na moda. Não há power points, nem optimismos, nem grandes empresas, nem grandes nomes de correntes doutrinárias.
Mas isso não a incomoda. O que a incomoda e nos devia incomodar a todos é exactamente o contrário.
Há a honestidade de assumir as suas dúvidas e preocupações e a noção de responsabilidade. Mais uma vez, coisas pouco "comerciais", mas que não podem deixar de apelar ao que genuinamente nos interessa.
Restitui dignidade à politica tal como ela deve ser: missão em prol da comunidade.
Missão que Ferreira Leite tem vindo a cumprir. Como ficou dito na entrevista: muitas das coisas que vão sendo feitas e com bons resultados e aprovação generalizada têm a intervenção de Ferreira Leite e do PSD. E isso, mais ninguém diz, ou porque falha na análise, ou porque não se lembra, ou porque não lhe interessa.
Por isso se submete voluntariamente ao veredicto do voto.
A mensagem é muito clara, embora não seja jovem, brilhante ou ruidosa. Felizmente.
Como ela diz, os militantes escolherão.
Caro Anónimo, de facto, numa coisa tem razão, de certeza absoluto: o voto será soberano.
De Anónimo a 8 de Maio de 2008 às 01:16
Peço desculpa, esqueci-me de assinar, mas não sou anónimo: Rafael Marques.
Ah! O estilo de escrita pareceu-me o seu.
De
TAF a 8 de Maio de 2008 às 01:00
A entrevista foi boa para quem aprecia um líder que adopte a política de vamos andando e vamos vendo, sem ter um rumo claro nem a preocupação de se distinguir do partido que está agora no poder a não ser em alguns casos particulares. O que a mim mais me espantou foi a aparente falta de "trabalho de casa" para ter resposta imediata preparada às questões que seriam mais óbvias: afinal qual o seu projecto, qual a diferença estrutural para o PS. Para MFL aparentemente basta dizer: eu sou credível e sensata, confiem em mim que eu trato bem de vós. Mesmo eu que apoio PPC acho que ela seria capaz de melhor que isso, mas aparentemente aqueles que a rodeiam não "puxam por ela".
Caro TAF, MFL também me surpreendeu, pela negativa. Faço justiça a MFL: ela é muito melhor do que aquilo que passou na entrevista. A estratégia está totalmente errada. Mais tarde ou mais cedo vai ter que mudar, com uma agravante: tal acontecerá numa altura em que já não controlará a agenda.
De FV a 8 de Maio de 2008 às 01:04
Ao contrário deste post, eu penso que a entrevista foi bastante positiva, pelo menos para quem apoia a mensagem de liberdade e de verdade que PPC está a utilizar.
Espero ficar convencido até às eleições que o PSD ficará em boas mãos tanto com Ferreira Leite como com Passos Coelho.
Caro FV, ainda bem que está satisfeito. Eu não estaria se apoiasse MFL, mas evidentemente que respeito a sua opinião. Estamos de acordo, penso, numa coisa: independentemente de quem vença, a questão da liderança deve ficar resolvida em definitivo até 2009.
Mais uma coisa, caro FV, sim, muito honestamente, eu acho que o PSD com PPC ou com MFL fica em boas mãos. Muito simplesmente, sem desconsideração pessoal por MFL, ela é a pessoa errada para o actual momento.
De FV a 8 de Maio de 2008 às 01:22
"Caro FV, ainda bem que está satisfeito. Eu não estaria se apoiasse MFL"
Admito que a imagem de MFL e as referências permanentes ao governo de Durão Barroso pela entrevistadora podem ser tremendamente negativas, para quem se preocupa muito com isso.
Mas para mim, que até agora me senti mais próximo das propostas de PPC, só posso ver com agrado as ideias que MFL apresentou na entrevista, principalmente sobre investimento público em empresas.
Ainda não é muito, mas é um bom começo.
Caro FV, reparou que 95% do tempo se falou no passado? Imagina como seria com José Sócrates? Acontece que se o problema tivesse sido só esse...
Lamentavelmente perdi a entrevista; também as motivações não eram muitas.
Cara Fernanda Valente, a entrevista, a fazer fé nesta caixa de comentários, teve o condão de agradar a gregos e a troianos. Uma autêntica quadratura do círculo. Todos, apoiantes de MFL e de PPC, ficaram satisfeitos.
Creio que por razões diversas, obviamente.
No entanto e para rematar, noto com alguma satisfação que o PPC está a levar vantagem quanto aos apoios que vai granjeando, que se vão traduzindo na nata da social-democracia portuguesa. (É claro que em toda a regra há excepção...)
Cara Fernanda Valente, a nata anda pelas 3 candidaturas...
Comentar post